QUAL A MELHOR RELIGIÃO?

Indagação realizada pelo teólogo brasileiro Leonardo Boff ao famoso lider tibetano Dalai Lama ensejou resposta que coincide com o ensinamento espiritual.

O escritor e filósofo Leonardo Boff não conteve sua curiosidade e indagou a Dalai Lama qual seria a melhor religião, ouvindo de pronto: "A que melhor te faz..."

O episódio não é recente e tem sido muito divulgado, pois é real e jamais se desatualisa. O ex-frade franciscano Leonardo Boff, líder da chamada Teologia da Libertação, filosofia com que se tornou dissidente da igreja Católica, participava de uma mesa-redonda que debatia a paz no mundo e as religiões do planeta. Desse encontro também fazia parte o mundialmente famoso líder do Tibet, o monge Dalai Lama. Durante um intervalo dos debates, Boff aproximou-se do monge tibetano e fez uma pergunta inesperada, movido por uma incontida curiosidade:

- Santidade, qual a melhor religião?

Dalai Lama fixou os olhos bem a fundo nos olhos de seu interlocutor, esboçou um leve sorriso e repondeu, sem muito exitar: "A MELHOR RELIGIÃO É AQUELA QUE TE FAZ MELHOR."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, conforme desabafou o próprio Boff, ele voltou a perguntar: "O que me faz melhor?" Dalai Lama respondeu sem muito pensar: "AQUILO QUE TE FAZ MAIS, AQUILO QUE TE FAZ MAIS SENSÍVEL, MAIS DESAPEGADO, MAIS AMOROSO, MAIS HUMANITÁRIO, MAIS RESPONSÁVEL... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."
Sábia resposta, comemoraram os espíritas e adeptos de quase todos os principais credos do planeta. Na verdedade, o monge tibetano oferecia ao planeta mais que uma resposta; oferecia um legado de sabedoria e profundidade posto que a religião, serva, propriamente dita, uma criação dos encarnados, enquanto a revelação divina independe de religião.

A lição de Dalai Lama contém um ensinamento que a literatura Espírita jamais negou, pois o que salva o homem não é a religião, mas a caridade, que pressupõe transformação moral, reforma íntima, vivência plena das virtudes apregoadas pelo Evangelho de Jesus. Afinal, disse certa vez o tribuno Divaldo Pereira Franco: "o que credencia o indivíduo no reino dos Céus não é uma religião, mas a sua tranformação moral."

Verdade que ainda não clareou a mente de muitos crentes, ainda apegados a chavões religiosos medievais, é preciso, segundo nos ensina a literatura espírita, muito tempo e bastante aprendisado para que se alcance a hora do conhecimento do que é verdadeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo contém oportuna mensagem a esse respeito quando esclarece: "É de causar admiração diga Jesus que a luz não deve ser colocada debaixo do alqueire, quando ele próprio constatemente oculta o sentido de suas palavras sob o véu da alegria, que nem todos podem compreender. Ele se explica dizendo a seus apóstolos: 'Falo-lhes por parábolas, porque não estão em condições de compreender certas coisas. Eles vêem, olham, ouvem, mas não entendem. Digo-vos, porém a vós, porque dado vos foi compreender estes mistérios'. Procedia, portanto, com o povo, como se faz com crianças cujas idéias ainda se não desenvolveram."

Daí porque o cientísta espírita Jorge André dos Santos nos diz que "no futuro, teremos uma só religião, que se vai chamar fraternidade". tempos para o pleneta de regeneração, que já aponta no horizonte, embora não saibamos quando, propriamente dito, se iniciará essa nova fase na vida dos terráqueos.

Fonte retirada da Revista do Espitismo pág. 27. jun/jul/2010.

"A LUZ DA SABEDORIA PRESSUPÕEM UMA LONGA VIAGEM DE APRESENDIZADO NO TEMPO"

2º Bazar da SEEC

A SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS DE CARUARU - SEEC, convidamos a todos para participar do nosso segundo Bazar, onde a renda será convertida para o término da construção da CASA DE AUXÍLIO MARIA DE NAZARÉ.

Teremos: ROUPAS, CALÇADOS, OBJETO DE DECORAÇÃO, etc.

Data - 04 de dezembro de 2010
Local - Sede da SEEC situada a Rua Silvino Macedo, 220 Bairro Maurício de Nassau
Horário - 9h às 17h
Informações - Falar com Sr. Iraildo (81) 8651 8032

Esperamos a sua presença!

Seja padrinho e traga alegria para uma criança

As crianças da Casa de Auxílio Maria de Nazaré Precisam de Você!

O que é a Casa de Auxílio Maria de Nazaré?

Consiste em uma extenção da SEEC, onde realiza-se um trabalho filantrópico desenvonvido na comunidade, do bairro Cidade Jardim e adjacências, onde são assistidas quase duzentas pessoas, promovendo o crescimento espiritual das famílias através de palestras dirigidas para os adultos e evangelização para crianças e adolecentes. Existe também distribuição de lanche, sopa, cestas básicas e roupas.
Entre outras atividades temos um grupo que participam da campanha do quilo que consiste no trabalho voluntário de arrecadação de alimentos, roupas e calçados.


O QUE É SER UM PADRINHO?

O trabalho no intuito do bem sempre é fortalecedor e atuante em nossas vidas, mas inevitavelmente, num trabalho de cunho social existem custos como: manutenção do local, aquisição de alimentos para lanches e materiais didáticos para as atividades de evangelização infanto-juvenis. É neste contexto que entra a participação efetiva do “Padrinho” em nossas atividades, sendo um colaborador mensalista*, estará ajudando quanto ao custo de uma criança. O Padrinho receberá no ato de cada mensalidade paga um recibo com a necessária prestação de contas. Sua colaboração será de grande valor e trará uma alegria imensa para as nossas crianças! No entanto, é sempre oportuno lembrarmos-nos do que nosso Mestre maior nos ensinou:

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento, este é o maior e o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
(Mateus, XXII: 37-39)

QUER COLABORAR? FALE CONOSCO JÁ!!!

Fone: (81) 8651 8032 - Falar com o Sr. Iraildo

As Cartas Psicografadas por Chico Xavier

O documentário mostra a história de algumas famílias que receberam cartas psicografadas pelo médium.
Selecionado para participar da mostra competitiva do 3º festival Paulínea de Cinema, para o 38º fesival de cinema de Gramado e para 5ª mostra de cinena de Ouro Preto. O documentário assinado pela diretora Crisniana Grumbach é o terceiro filme lançado este ano baseado na história do médium de Uberaba, Minas Gerais.
As cartas psicografadas por Chico busca compreender o conforto que as palavras manuscritas num pedaço de papel oferecem aos familiares, principalmente mães e pais que perderam seus filhos. O documentário é todo baseado em depoimentos de pessoas que procuraram o médium para entrar em contato com entes queridos e na leitura das cartas recebidas. As pesquisas para realização do filme iniciaram em julho de 2007 e as filmagens aconteceram em São Paulo, entre setembro e outubro do mesmo ano.
A procura por alento para a dor sem nome. As palavras chegam em papel manuscrito. As cartas são lidas. Sobreviver a isso, viver ainda assim. As cartas são elos entre mães e filhos, entre o publico e o filme. O filme estreiou no dia 12 de novembro.

A DIFERENÇA ENTRE ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO

É muito comum afirmar-se que ser espiritualista é a mesma coisa que ser espírita ou espiritista. Aqueles que assim pensam dão prova de que desconhecem os fundamentos da Doutrina Espírita. Há outros que, ao serem interrogados sobre a religião a que pertencem, embora sejam espíritas militantes, vacilam e dão esta resposta: Sou espiritualista. De duas uma: ou respondem assim porque desconhecem a diferença que há entre a Doutrina Espírita e as doutrinas espiritualistas, ou porque temem confessar a qualidade de espírita convicto. Acham que, afirmando serem espiritualistas, eximem-se de quaisquer responsabilidades, no tocante à religião, diante da sociedade a que pertencem. É a isto que se chama “covardia moral”. É preciso que se saiba que “todo espírita é necessariamente espiritualista, mas nem todos os espiritualistas são espíritas”. Embora seja a Doutrina Espírita uma doutrina espiritualista, por excelência, é necessário fazer-se distinção das demais correntes espiritualistas. Para exemplo, tomemos a Umbanda, seita muito divulgada no Brasil. Será a Umbanda doutrina espiritualista? Sim, é doutrina espiritualista, porquanto estabelece a comunicação entre os vivos e os chamados mortos, admitindo, conseqüentemente, a sobrevivência do Espírito após a morte do corpo físico; admite sua evolução através das vidas sucessivas e crê no resgate, pela dor, das faltas cometidas em existências anteriores.
Por essas características, não há dúvida alguma tratar-se a Umbanda de uma doutrina essencialmente espiritualista. Mas, por outro lado, será ela Doutrina Espírita ou Espiritismo?
Não. A Umbanda não pode ser considerada Doutrina Espírita porque admite cerimônias litúrgicas, entre elas a do casamento e a do batizado; é litólatra, porque adotanos seus trabalhos imagens dos chamados “santos” (a palavra litólatra vem de litolatria, que é a adoração das pedras), e é também fitólatra, porque faz uso de ervas para defumações, além de outros ritos (a palavra fitólatra vem do grego phyton “planta”; o segundo elemento, latra, provém do verbo grego latrein “adorar”). Mas o Espiritismo não tem ritos de espécie alguma.
Como se vê, por estas observações ficou demonstrado a diferença existente entre a Doutrina Espírita e uma das doutrinas espiritualistas, que é a Umbanda, doutrina esta que tem, face aos seus dogmas e ritos, bastante afinidade com o Catolicismo, também considerado espiritualista, porque admite a existência de Deus e de entidades espirituais que sobrevivem após a desencarnação.

13ª AULA - ESDE

Diante a necessidade constante de nos esclarecermos perante as leis naturais que conduzem nossas vidas, temos no espiritismo esta ferramenta elucidativa que esclarece, orienta e consola. Desta forma estamos dando continuidade ao Estudo Sitematizado da Doutrina Espírita - ESDE, mais especificamente no seu Módulo III roteiro II na sua 13ª aula, com o tema "Provas da Existência de DEUS".
Ainda vivemos como se não houvesse uma condução superior, a Doutrina Espírita nos ensina a estar em conecção com a realidade divina que nos habita. Aguardamos sua Presença. Muita paz.