'Nosso Lar' espera mais de seis milhões de espectadores

'Nosso Lar' espera mais de seis milhões de espectadores (fonte Jornal Cruzeiro do Sul) 06/10/2010

Nem os cinemas de Sorocaba faziam ideia, mas o fato é que a cidade esteve entre as dez melhores bilheterias feitas em todo o Estado pelo filme “Nosso Lar”. Os dados são da Distribuidora Fox, que faz o mapeamento junto aos exibidores, e datam de duas semanas atrás, pouco depois da produção ter entrado em cartaz. Números fornecidos por um dos exibidores locais (o Multiplex Esplanada) revelam que, desde a estreia, mais de 10 mil pessoas assistiram à fita. A gerência do Cine Sorocaba disse não dispor de dados numéricos precisos ou estimados, mas confirmou que a procura também foi das maiores. Hoje, duas salas exibem a produção.

Notícia publicada ontem pela Agência Estado, informa que a produção superou a marca de 3 milhões de espectadores nas salas de cinema de todo o país e ficou novamente em primeiro lugar entre os mais vistos do último final de semana. Até o dia 26 de setembro, a renda acumulada era superior a R$ 31.5 milhões e o público, de 3.418.358 espectadores, ultrapassou o total da população espírita no Brasil, que segundo o IBGE é de 2,2 milhões de pessoas. “Nosso Lar”, que terá sua sequência rodada a partir do ano que vem, conforme contado ao Mais Cruzeiro pelo diretor Wagner de Assis, engrossa a lista de produções que abordam a temática espírita.

Se mantiver esse bom desempenho, o filme poderá ultrapassar “Chico Xavier”, que levou aos cinemas 3,4 milhões de pessoas. “Acredito que devemos passar dos 6 milhões, já que ainda temos mais doze semanas de exibição pela frente”, comentou o diretor. “Nosso Lar” foi inspirado na obra homônima que Chico Xavier psicografou na década de 40. A vida após a morte serve de pano de fundo para o drama sobre a transformação de um homem em sua experiência no plano superior. Wagner de Assis conversou com a reportagem e se definiu como um “espírita-cristão”. Falou, ainda, sobre as inovações do filme, que tem nos efeitos especiais um de seus diferenciais. “Quem sabe o cinema brasileiro não está perto de chegar à era 3D”, disse. Confira, aqui, trechos da conversa:

P - Você acredita em vida depois da morte?

R - Até por tudo o que aprendi com o filme e pela vivência com a doutrina espírita, acredito, plenamente, em vida depois da vida. Essa crença, aliás, faz com que eu me preocupe com a vida de agora. São questionamentos que se fazem todos aqueles que conhecem a história de André Luís. Saber que a vida continua é uma informação; saber o que fazer com a vida de agora, é o problema. As pessoas precisam entender que tudo o que fazem e pensam pode trazer consequências adversas. É o processo de aprimoramento pelo qual todos passam. Até por isso, o livro e o filme que o inspirou pregam a reflexão. Pensar a respeito é importante.

P - Você segue a doutrina espírita?

R - Gosto do espiritismo, mas, por uma necessidade de rotular, digo que sou espírita-cristão. Gosto de bons aspectos da doutrina, que consegue dialogar com todas as religiões clássicas, oficiais. O espiritismo não é uma religião clássica. É uma doutrina, uma compilação de estudos, na vertente científica, filosófica que gera consequências religiosas.

P - Quem não segue a doutrina espírita, ou está pouco familiarizado com ela, consegue entender a mensagem do filme?

R - Com certeza. Não fiz um filme para seguidores da doutrina. Vemos no cinema muita gente curiosa, querendo entender, saber, pela visão espírita, o que acontece depois da morte física. Não realizamos uma produção orientada pelo proselitismo religioso. Queríamos que as pessoas refletissem, ponderassem, discutissem sobre o tema. Os resultados demonstram que estávamos certos. O filme tem sido assistido por pessoas que professam outras religiões, seguem outras filosofias, o que é muito importante.

P - “Nosso Lar” é a terceira produção para cinema a falar da doutrina espírita. Já foram realizados “Bezerra de Menezes” e “Chico Xavier”. Até que ponto a força do espiritismo no Brasil foi determinante para o sucesso do filme?

R - Eu não sei se sou a pessoa mais capacitada para falar sobre a doutrina espírita no Brasil. Entendo que o público gosta de histórias bem contadas. Tinha a convicção de que conseguiria atrair muitos leitores do livro, mas não fiz um trabalho voltado exclusivamente a esse público. Não pretendi realizar um libelo espírita. O projeto é mais amplo, os enfoques são mais diversos.

P - O filme foi lançado quase que simultaneamente com “Chico Xavier”...

R - Pois é. Mas, foi pura coincidência. O nosso projeto, na realidade, começa em 2005, com o pedido de cessão dos direitos do livro à Federação Espírita. Eu não tinha a menor ideia de que outro filme estava em fase de produção, muito menos que seria lançado no mesmo ano. Foi uma dessas boas coincidências, que os espíritos diz que não existem.

P - “Nosso Lar” chegou a ser cotado para representar o Brasil na premiação do Oscar, como melhor de filme estrangeiro, o que acabou não acontecendo. Isso, de alguma forma, frustrou as expectativas?

R - Não, absolutamente. De fato, tínhamos sido relacionados entre os filmes que poderiam representar o país na entrega do Oscar. A comissão, porém, escolheu outro filme (o escolhido foi “Lula, o Filho do Brasil”, cinebiografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigida pelo cineasta Fábio Barreto). Respeitamos a decisão, até porque o indicado reúne um time de profissionais altamente capacitados, que fizeram um bom trabalho. Não faz diferença ter ficado de fora. Existem muitos outros prêmios e, no momento, estamos focando o público, a reação das pessoas ao projeto.

P - O filme usou mais de 300 efeitos especiais e houve até quem considerasse a possibilidade de realizá-lo no formato 3D. Essa seria uma nova tendência do cinema brasileiro?

R - Quem sabe, esse não seja o próximo passo. A tecnologia 3D está menos distante do cinema brasileiro, do que possam supor alguns. Quanto ao uso dos efeitos especiais, era uma necessidade vital do filme. A história mostra uma dimensão que não conhecemos. Tomara que os produtores possam levantar recursos para viabilizar suas ideias, promover o entretenimento, colocar o cinema brasileiro na posição de destaque que ele merece.

P - Você encomendou a trilha sonora do filme a Philip Glass (compositor americano que se destacou como um dos criadores do som minimalista, que se caracteriza por reunir breves sucessões sonoras). Como ele foi integrado ao projeto?

R - Eu costumo dizer que esse foi um dos presentes do projeto. Desde que pensei o filme, concluí que Philip seria o cara mais indicado a produzir a trilha. Conversei com o diretor de fotografia, Ueli Steiger, que já trabalhou em Hollywood e marcamos uma reunião para discutir o trabalho. Para minha surpresa, ele aderiu prontamente. Ficou demais. A Orquestra Sinfônica Brasileira participou (foi a primeira vez, aliás, que isso aconteceu no cinema brasileiro) e o CD deve ser lançado no mês que vem.

P - Em termos de projetos futuros, o que você tem preparado?

R - Já em janeiro, começamos a discutir a sequência da história. Estou negociando a compra dos direitos de “Os Mensageiros”, outra obra ditada a Chico Xavier pelo espírito de André Luís, agora na década de 40. Seria algo como “Os Mensageiros - Nosso Lar”. A história trata de algumas experiências de mensageiros espirituais.